Diversas Patologias

PC 2018

Lutando pela vida antes mesmo do nascimento

“Todo suporte técnico oferecido pela CADES nos ajuda a chegar com mais facilidade até aqueles que precisam”. Maria dos Anjos Carvalho – Coordenadora da PASTORAL DA CRIANÇA.

 As milhares de crianças e de bebês dos bairros periféricos de Rio Branco e de outros municípios que fazem parte da Diocese de Rio Branco são acompanhadas há 25 anos pela PASTORAL DA CRIANÇA (PC), uma entidade que luta pela vida desde antes do nascimento, orientando as gestantes com ações que permitam a elas terem bebês e crianças saudáveis.

Criada em 1988, a Pastoral da Criança da Diocese de Rio Branco desenvolve e aperfeiçoa a cada ano um trabalho de orientação e formação das famílias, das gestantes e das crianças das comunidades dos bairros periféricos. A entidade forma grupos de gestantes e faz visitas domiciliares mensais, quando promove orientação nutricional e propaga os cuidados que de deve ter na gravidez e na preparação para o aleitamento materno, para a higienização do ambiente e de materiais usados e para a confecção do enxoval do bebê.

A Pastoral da Criança coordena e acompanha as ações desenvolvidas junto às gestantes por multiplicadores que as visitam e as cadastram mensalmente, dando a elas todas as orientações necessárias para uma boa gestação e bom crescimento e desenvolvimento dos bebês e das crianças. Essas ações eliminam ou reduzem a mortalidade materna e infantil do estado.

Imagem51Imagem48