Deficiências

MORHAN RB 2018

Hansenianos: reintegração para os que foram excluídos da sociedade

 “Graças a CADES, hoje podemos lutar juntos pelas políticas públicas de saúde do Estado do Acre e pelo fortalecimento de nossos trabalhos”. Elson Dias – Coordenador do MORHAN de Rio Branco.

 O Núcleo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORAHN) de Rio Branco, em parceria com núcleo de Cruzeiro do Sul promove ações sociais e educativas que visam a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento e a reabilitação das pessoas atingidas pela hanseníase em todo os estado do acre.

Essas ações efetivadas através de seminários, palestras e trocas de experiências entre pacientes, ex-pacientes de hanseníase e profissionais da área da saúde. Com isso, a entidade garante o resgate da cidadania das pessoas atingidas pela hanseníase para que eles alcancem a completa reintegração social.

Realizadas em diversos setores da sociedade, em especial nas escolas, as palestras do MORHAN de Cruzeiro do Sul divulgam informações que se destinam a evitar o preconceito contra as pessoas que convivem com as sequelas da doença.

A entidade também realiza visitas aos domicílios que têm por objetivo conscientizar as famílias sobre a importância da continuidade do tratamento e da reabilitação das pessoas atingidas pela hanseníase, impedindo, desta forma, que elas desistam de serem curadas e reintegradas a sociedade.