Comunidades Terapêuticas

JOCUM 2018

Recuperação de adolescentes e adultos em situação de risco

 “O papel agregador das instituições que a CADES proporciona é de suma importância para o JOCUM/Rio Branco, onde uma das questões mais expressivas é a troca de experiências”. José Daniel Batistela – Coordenador do Jovens com uma Missão Rio Branco

 Presente em mais de 150 países, a filiada de Rio Branco do Jovens com um Missão (JOCUM) foi fundada em 30 de Junho de 2010 e hoje já dispõe de quatro casas e um centro especializados destinados a recuperação de adolescentes e adultos em situação de risco pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

Reconhecida por sua diversidade de trabalho e liberdade de atuação, o JOCUM desenvolve vários trabalhos de caráter socioeducativo, tendo como meta a restauração das famílias que se encontram em disfunção pelo envolvimento de seus membros no uso abusivo de álcool e outras drogas.

As casas das entidades são: Casa Resgate, Casa do Pai, Casa Remanescente e Casa Nova Vida. A Casa Resgate trabalha com adolescentes do sexo masculino em situação de risco enviado pelos Conselhos Tutelares e Juizados. A casa trabalha pela reinserção social e familiar de adolescentes.

A Casa do Pai e Casa Remanescente recebem pessoas do sexo masculino adulto que também fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, trabalhando para promover sua reinserção na família e na sociedade. A Casa Nova Vida, por sua vez faz o mesmo trabalho de reinserção na família e na sociedade, porém com o público feminino. O centro de Desenvolvimento Comunitário Ramal Bom Jesus desenvolve um trabalho de prevenção as drogas e a gravidez na adolescência, além do resgate de valores familiares.