Sobre a CADES

Organizando e aprimorando as gestões

Irmanadas, as entidades receberam da CADES o reconhecimento de seus trabalhos e passaram a contar com a ajuda necessária da Central para organizarem e aprimorarem suas gestões.

Uma das ajudas aconteceu, por exemplo, no processo de eliminação das inadimplências das entidades, que estavam irregulares não porque desviavam dinheiro, como alguns grupos apontavam, mas porque eram levados ao erro por terem de alterar seus planos de trabalho.

Os planos de trabalho eram desobedecidos porque os recursos demoravam a chegar e, quando chegavam, as necessidades colocadas nos planos de trabalho há mais de seis meses ou até um ano já estavam superadas e as entidades usavam o recurso para as necessidades atuais.

Devido a desobediência dos planos de trabalho, as entidades tornavam-se inadimplentes e, portanto, difamadas por esses grupos sem conhecimento de causa. Com os cursos de prestação de contas, de elaboração de projetos e de gestão social, oferecidos pela CADES, nunca mais as entidades ficaram inadimplentes.

Organizadas e capacitadas para executarem suas próprias gestões, as entidades e a CADES seguiam seus caminhos de luta pelo melhor atendimento de seus filiados e, por tabela, de todos os usuários do SUS nos hospitais e nas unidades de saúde do Estado. A partir daí, foram se multiplicando as conquistas e as ações em favor dos beneficiários das entidades.