Sobre a CADES

 

Principais avanços da primeira década da CADES

Nessa década de fundação da CADES, podemos destacar seis avanços em favor das entidades filiadas que cuidam dos mais diferentes públicos do Sistema Único de Saúde do Estado.

O primeiro avanço foi à união e o fortalecimento das entidades filiadas. Outro avanço foi o apoio incondicional da mídia local para a divulgação das atividades das organizações não governamentais quanto a importância de desenvolver ações conjuntas com as ONGs foi outro grande avanço.

Também destacamos como o avanço significativo a participação das entidades nos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e nos Conselhos Populares e Gestores de Saúde, em conferências, em seminários e em fóruns de educação, de meio ambiente e de segurança pública, entre outros eventos ocorridos no Estado.

A participação nos conselhos foi fundamental para abrir a visão das entidades, que tinham nascidos da dor das diversas doenças, para lutar também pela prevenção às diversas doenças. Outros grandes avanços foram os acadêmicos dos cursos de saúde fazendo estágios e o ingresso de residentes da equipe multiprofissional nas entidades.

A CADES hoje tem uma sede, onde algumas de suas entidades também têm suas salas de trabalho. Dessa forma, a comunicação entre suas filiadas fica mais dinâmica. Na sede da CADES, tem uma equipe qualificada para atender qualquer necessidade das suas filiadas. Os serviços administrativos são divididos por setores: recepção, setor financeiro, projeto, comunicação, administrativo, arquivo, sala de reunião.

Todos os setores são equipados com móveis e equipamentos de informática, internet, ata-show, câmara fotográfica, linha telefônica, linha telefônica, enfim, a CADES é estruturada atender toda demanda suas filiadas. Desta forma, além de facilitar a comunicação e a relação entre as entidades, também se otimizam recursos humanos e compartilham mobília e equipamentos que facilitam as ações das entidades.